Pedro Lecueder AguirreProfessor
Em minhas aulas, muito valorizei a obra de Pitirim Sorokin denominada Mobilidade Social. Sempre afirmei que os verdadeiros valores democráticos da sociedade são autênticos quando o homem, através da mobilidade vertical ascendente, ocupa novos espaços na sociedade. O meu espaço geopolítico segue sendo Quaraí, mas o meu espaço social, graças aos valores e importância estratégica da educação, hoje sou cidadão santa-mariense. O título recebido considero como um reconhecimento pelo carinho e amor que sempre dediquei para os meus alunos.
De igual modo, no desenvolvimento das competências pedagógicas, valorizei e demonstrei que o diálogo é a estrada maior para os homens se entenderem e a sociedade em sua evolução conquistar a modernização, desenvolvimento e comprometimento com a cidadania. Nunca estimulei o radicalismo antidemocrático e populista, pois sempre acreditei muito mais no potencial da vida de meus alunos, como, também, no das pessoas. Não sou e nunca fui homem de vaidades e este importante reconhecimento nunca vai subir à cabeça, pois os meus princípios são sólidos e, além do mais, a minha identidade está alicerçada nas ciências humanas. Jamais abandono o ensinamento de Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo”.
Os valores de minha vida são: lealdade, respeito ao ser humano, transparência, determinação e espírito participativo, os quais devo a minha formação familiar, as importantes escolas e instituições de Ensino Superior que frequentei, mas, principalmente, aos ensinamentos sólidos de uma vida cristã. As minhas referências e fonte de inspiração sempre foram os meus professores que forjaram o meu caráter, a minha personalidade, e principalmente a permanente dedicação para a construção de uma sociedade mais justa, participativa, democrática e cristã. Em pronunciamento na Câmara de Vereadores de Santa Maria, fiz questão de ressaltar que no trabalho educacional que realizamos no Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM, na Secretaria Municipal de Educação, na gestão dos prefeitos Evandro Bher, Osvaldo Nascimento e Cezar Schirmer, como também, na presidência dos Secretários Municipais de Educação do Rio Grande do Sul, Famurs/Undime-RS, nunca procurei ser protagonista.=
Como educador sempre procurei abrir, ampliar e proporcionar a implementação e descentralização dos estudos que as nossas equipes formulavam nos diversos planos de ação. Esta descentralização e compartilhamento de ideias e ações demonstrou as competências técnicas e profissionais de nossas equipes, em um pensamento síntese, oportunidades para o crescimento coletivo. Em 13 de maio do corrente ano, no programa Sala de Debate da TV Diário e Rádio CDN, ao desenvolver o tema “A Importância da Felicidade no Trabalho” demonstrei que a Psicologia Positiva, que é a base teórica dos cursos sobre a felicidade, afirma que: “As pessoas gratas e que sabem reconhecer têm mais longevidade e melhor qualidade de vida”.
E neste momento expresso minha gratidão e reconhecimento aos diretores e suas equipes de trabalho, ao estudioso grupo de supervisores educacionais, aos coordenadores pedagógicos, a dedicada equipe administrativa de colaboradores e, principalmente, aos queridos alunos. Preciso ressaltar a finesse do presidente Valdir Oliveira e sua equipe no relacionamento com os homenageados. Prefeito Jeferson Pires da minha Quaraí, a sua presença renovou as emoções do guri das barrancas do Rio Quaraí. Jamais posso deixar de citar o trabalho conjunto que desenvolvemos com a 8ª Coordenadoria Regional de Educação, nas gestões das professoras Norma Rolim, Irma Agustini, Tereza Copetti, Vera Laura de Los Santos, Onélio Prevedelo e Fernando Pillusky. O historiador Arnold Toynbee, em seu livro a Sociedade do Futuro, afirma: “A Educação é um meio de Mudança Construtiva”. Senhores vereadores, de coração agradeço a unanimidade da escolha de meu nome para Cidadão Santa-Mariense, e não tenho a menor dúvida que, ao valorizarem a educação como um meio de mudança construtiva, os senhores são autênticos educadores políticos.
Leia todos os Colunistas